terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Por que razão Maria é Virgem?

Santo Inácio de Antioquia nos diz que muitas pessoas questionavam se a virgindade de Maria não se tratava de lendas ou de construções teológicas sem pretensões históricas. Atualmente vemos que muitos ainda questionam sobre isso.

Diante disso o Catecismo da Igreja Católica nos fala que os relatos que encontramos nos Evangelhos entendem a virgindade de Maria como uma obra divina que ultrapassa toda compreensão e toda possibilidade humana. “ O que foi gerado nela vem do Espírito Santo”, diz o anjo a José acerca de Maria sua noiva (Mt 1, 20).

A Igreja também afirma que Maria foi sempre virgem. Mas ainda há questionamentos sobre as citações do Novo testamento que mencionam a expressão “Irmãos de Jesus”, porém tal expressão foi concebida originariamente em aramaico, a língua-mãe de Jesus, que só possui uma palavra para “irmão”, “irmã” e “primo”. Com base nesta verificação, não teremos dificuldade de compreender que os “irmãos de Jesus”eram na verdade, primos.
Concluímos com o parágrafo 506 do Catecismo que diz: Maria é virgem porque sua virgindade é o sinal de sua fé, absolutamente livre de qualquer dúvida e de sua doação sem reservas à vontade de Deus.